O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS
John Fitzgerald Kennedy nasceu a 29 de maio de 1917 e morreu em Dallas a 22 de novembro de 1963, foi o 35° presidente do seu país (1961–1963) e uma das grandes personalidades do século XX. A sua morte violenta, no auge da carreira política, abalou o mundo inteiro.
A sua família era de ascendência irlandesa e tradicionalmente católica. Kennedy formou-se em Relações Internacionais na Universidade de Harvard em 1940, serviu na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, sendo ferido na Batalha de Guadalcanal em 1943. Condecorado por bravura, afastou-se do serviço militar por problemas na coluna vertebral. 

Em 1946, foi eleito pelo Partido Democrata como deputado federal pelo estado de Massachusetts. Reeleito em 1948 e 1950. Em 1952, ganhou a vaga no Senado Federal. Kennedy casou em 1953 com Jacqueline Bouvier com quem teve 4 filhos, Caroline, John F. Kennedy, Jr., uma filha nati-morta e outro que morreu com dois dias de vida. Nessa época, sofreu duas cirurgias para correção de problemas na coluna vertebral, vindo a quase falecer, recebendo duas vezes o ritual de extrema-unção.
No início de 1960, Kennedy declarou-se candidato democrata às eleições presidenciais. Vencedor de todas as primárias, Kennedy foi designado pelo Partido Democrata como candidato à Presidência, o seu oponente republicano era o então vice-presidente, Richard Nixon. Kennedy venceu, muitos atribuem a vitória de Kennedy á forma como aparecia na televisão, o carisma e a jovialidade eram passados com convicção. Kennedy foi o primeiro presidente dos Estados Unidos nascido no século XX.
Kennedy tomou posse, sucedendo a Dwight Eisenhower, em 1961. Tão logo assumiu a presidência, teve que enfrentar uma crise causada pela invasão de Cuba por exilados cubanos com o auxílio da CIA. Assumiu a responsabilidade pelo fracasso, mas manteve a popularidade logo depois teve o seu primeiro encontro com o soviético, Nikita Krushchev, em Viena. Dois meses depois o Muro de Berlim foi construído. 1962 foi um ano turbulento. A crise dos Mísseis em Cuba quase levou o mundo a um conflito nuclear, e o conflito no Vietname agravava-se.
Internamente, o governo Kennedy leva a economia a uma recuperação. No sul do país, a tensão racial agrava-se e o Presidente é obrigado a enviar tropas para garantir os direitos civis da população negra. Foi um presidente que defendeu abertamente as causas das minorias e do papel de cada cidadão no seu país. Foi um dos principais líderes mundiais do século XX e os seus discursos gravados ainda hoje causam emoção, sabia utilizar a mídia e tinha o dom da oratória.
Kennedy foi o presidente dos Estados Unidos que lançou o desafio de chegar a Lua e que resultou no "Projeto Apollo". No famoso discurso em 1961 Kennedy lançou o desafio de "enviar homens á Lua e trazê-los de volta a salvo". No verão de 1963, Kennedy preparava-se para iniciar a sua campanha para uma eventual reeleição nas eleições de 1964. As perspectivas eram boas, visto que o candidato republicano deveria ser o senador Barry Goldwater, um conservador bastante extremista e impopular. Porém, no estado do Texas, que era de fundamental importância, a administração estava a perder a popularidade para os republicanos. Foi então programada uma visita do presidente às principais cidades do estado.

Tendo visitado San Antonio, Houston e Fort Worth, Kennedy vai a Dallas, desfila em carro aberto, e encontra uma multidão entusiasmada. Ao meio-dia e meia do dia 22 de novembro, passando pela "Dealey Plaza", Kennedy é atingido por dois tiros, um no pescoço (que também atinge o Governador do Texas John Connally) e outro fatal na cabeça. Jackie Kennedy que estava ao seu lado, sobe em desespero para a traseira do carro em movimento.
Kennedy morreu em menos de trinta minutos depois do atentado. Um ex-fuzileiro naval, Lee Harvey Oswald, de 24 anos, que trabalhava num depósito de onde foram vistos os disparos, foi detido e acusado pelo homicídio de Kennedy. No dia 24, quando Oswald seria transferido para outra prisão, acabou por ser também assassinado por Jack Ruby, ligado à Máfia americana.
Kennedy está sepultado no Cemitério Nacional de Arlington, ao lado da esposa Jacqueline Kennedy Onassis.
PUBLICADO digitalblueradio às 16:20 | LINK DO POST
tags:
QUEM SOU EU
PESQUISAR NO BLOG
 
Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
COMENTÁRIOS
acho que deve ser respeitada... http://www.goiasc...
vc que é de maior tem face e whatsaap vem encontra...
a discografia tem um ep com o titulo errado, onde ...
Armando Gama fomos contemporâneos no Salvador Corr...
A juventude nos leva a caminhos ruins , e procuram...
A primeira fotografia é da Praça Marquês de Pombal...
Eu gosto de ti Beto adorei cd foi muito bom ele é ...
GANHA MENSALMENTE COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO EURO...
Que feio!Foi no meu blog, pegou meu texto, modific...
E um meio de sobrevive
MAIS COMENTADOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
blogs SAPO