O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS
Ana Mafalda da Veiga Marques dos Santos, mais conhecida como Mafalda Veiga nasceu em Lisboa a 24 de Dezembro de 1965 no seio de uma família de origem Alentejana. Com apenas 8 anos muda-se para Espanha, acompanhando os pais, onde permaneceu até o ano 1980. O pai oferece-lhe uma guitarra e com a ajuda do tio, Pedro da Veiga, guitarrista de fado, Mafalda encontra "solo fértil para as suas palavras" no instrumento, uma forma de canalizar a energia criativa da sua adolescência.
Mafalda Veiga estreia-se como autora em 1983, precisamente com o tema "Velho", com o qual em 1984 ganharia o Festival da Canção de Silves. No mesmo ano ingressa no curso de Línguas e Literaturas Modernas da Faculdade de Letras de Lisboa. Começa a gravar as suas primeiras maquetas, mas o curso universitário toma precedência sobre a carreira musical que ficaria adiada alguns anos. Em 1987 dá início á sua carreira discográfica com o álbum "Pássaros do Sul" onde temas como "Planície", "Restolho", "Sol de Março" ou "Nós", mostravam já o perfil da artista.
Em 1988 sai um novo álbum "Cantar", este disco tinha temas como "Por Outras Palavras", "Por Te Rever" ou "O Nome do Sal", entretanto Mafalda Veiga decide fazer uma pausa na carreira discográfica. Nos quatro anos seguintes viajou pelo país dando concertos, mas destaca-se principalmente deste período a participação especial naqueles que seriam os derradeiros concertos da banda Trovante.
Em 1992 regressou aos estúdios para gravar "Nada se Repete" contando com a participação especial de Luís Represas, o tema em dueto "Fragilidade" é um sucesso. 
Em 1996, surge o álbum "A Cor da Fogueira", deste álbum o maior sucesso foi a canção "O Lume".
Em 1999 é editado "Tatuagem", deste álbum, destacam-se os temas "Tatuagens", em dueto com Jorge Palma, "Cada Lugar Teu", "Um Pouco de Céu", "Uma Noite Para Comemorar" e ainda os temas "No Rasto do Sol" e "Gente Perdida".
Mafalda Veiga apresentou "Tatuagem" em três concertos esgotados no grande auditório do CCB e no Rivoli do Porto. Destes concertos resultou o álbum "Mafalda Veiga ao Vivo".

Em 1999 nasce o seu filho Tomás, fruto do seu casamento com o engenheiro António Cordovil.
No ano compôs quatro temas originais para a novela "Olhos de Água", transmitida pela TVI. Em 2002, o tema "No Rasto do Sol" é escolhido para integrar a banda sonora de uma novela da Rede Globo, intitulada Sabor da Paixão. Em 2003, Mafalda é convidada a deslocar-se ao Rio de Janeiro para participar em dois episódios da novela, interpretando ao vivo algumas das suas canções é tambem neste ano que surge o sétimo disco da carreira de Mafalda Veiga, "Na Alma e Na Pele", no Euro 2004, Mafalda fez a primeira parte do concerto de Suzanne Vega e a TV Globo voltou a integrar uma canção de Mafalda Veiga "Gente perdida", do disco "Tatuagem" na banda sonora de uma nova novela, Senhora do Destino. Em 2005, é editado o seu primeiro conto infantil "O carocho pirilampo que tinha medo de voar".
Em 2008 volta aos discos com o álbum "Chão". E em 2011 o seu regresso dá-se com "Zoom".

Discografia
Pássaros do Sul (1987), Cantar (1988), Nada se Repete (1992)
A Cor da Fogueira (1996), Tatuagem (1999), Ao Vivo (2000)
Na Alma e na Pele (2003), Coliseu, 5 Outubro (2004)
Lado a Lado, com João Pedro Pais (2007), Chão (2008).
PUBLICADO digitalblueradio às 12:51 | LINK DO POST
QUEM SOU EU
PESQUISAR NO BLOG
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
30
COMENTÁRIOS
acho que deve ser respeitada... http://www.goiasc...
vc que é de maior tem face e whatsaap vem encontra...
a discografia tem um ep com o titulo errado, onde ...
Armando Gama fomos contemporâneos no Salvador Corr...
A juventude nos leva a caminhos ruins , e procuram...
A primeira fotografia é da Praça Marquês de Pombal...
Eu gosto de ti Beto adorei cd foi muito bom ele é ...
GANHA MENSALMENTE COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO EURO...
Que feio!Foi no meu blog, pegou meu texto, modific...
E um meio de sobrevive
MAIS COMENTADOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
SAPO Blogs