O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS
O Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, na Irlanda do Norte. Na noite de 15 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural em Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York, nos Estados Unidos, chocou com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de abril de 1912. Até o seu lançamento em 1912, ele foi o maior navio de passageiros do mundo.
 O Titanic foi originalmente chamado de Gigantic. Ele foi projetado para ser o mais resistente e mais luxuoso do seu tempo, oferecendo aos passageiros todos os luxos, tinha a bordo, piscina, ginásio, banho turco e bibliotecas.
Com 3.547 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas, e foi uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. O Titanic era dado como "inafundável".

O Titanic começou sua viagem inaugural de Southampton, Inglaterra, com destino a Nova Iorque a 10 de abril de 1912. Depois de atravessar o Canal da Mancha, o Titanic parou em Cherbourg, França, e novamente no dia seguinte em Queenstown, na Irlanda.

Rota e localização do Titanic.
Ao anoitecer de domingo, 14 de Abril, a temperatura tinha caído para quase zero graus e o oceano estava calmo. A Lua não era visível (estando dois dias antes da Lua Nova), e o céu estava limpo. O Capitão Smith, tinha recebeu avisos de que poderia encontrar varios icebergs, traçou um novo curso que levava o navio um pouco mais o sul. Às 13:45 daquele dia, uma mensagem do Amerika avisou que grandes icebergs estavam no caminho do Titanic. Mais tarde naquela noite, outro aviso de um grande número de icebergs, desta vez do Mesaba, avisos que não chegaram á ponte de comando.  
 Às 23h40, enquanto navegavam a 640 km dos Grandes Bancos da Terra Nova, os vigias do mastro, avistaram um enorme iceberg em frente do navio. Tocaram o sino de alerta, tentaram em vão mudar o curso, fazer marcha á ré e parar o navio, não foi possivel evitar a colisão. A água começou a entrar em vários compartimentos do navio, os compartimentos inundados faziam a proa do navio ficar mais pesada, 20 minutos após a colisão, a proa já começava a inclinar, os botes salva-vidas foram preparados e sinais de socorro começaram a ser enviados.
Vários navios responderam á chamada, porém nenhum estava perto o bastante para chegar a tempo. O navio mais perto a responder o chamado foi o Carpathia, a 93 km de distância, que poderia chegar em quatro horas, tarde demais para resgatar os passageiros do Titanic. O único local em terra que recebeu o pedido de socorro do Titanic foi a estação de Cabo Race, na Terra Nova.
Às 0h05, o Comandante ordenou a evacuação, começaram a passar de cabine em cabine ajudando a colocar os coletes salva-vidas nos passageiros e a encaminhá-los para os botes. Muitos passageiros revoltaram-se, e alguns aventuraram-se pelos labirintos de corredores no interior do navio para tentar encontrar outra saída. Alguns conseguiram escapar com vida, mas muitos deles acabaram sepultados dentro do Titanic. Às 0h31, os botes começam a ser preenchidos com "mulheres e crianças primeiro", a fim de evitar o pânico, o capitão solicitou que a orquestra de bordo viesse tocar junto ao convés dos botes para acalmar os passageiros. 

À 1h25, a inclinação do convés fica maior. Os passageiros entravam em pânico, relatam-se tiros para conter os mais afoitos. Às 2h05, é arriado o último bote salva-vidas, pouco depois é enviado o último sinal pelos telegrafistas. O Capitão ordena "cada um por si" e não é mais visto por ninguém. Heroicamente, os operários da sala de eletricidade resistem até ao final para manter as luzes enquanto podem. Às 2h18, as luzes do navio piscam uma vez depois apagam-se para sempre.

A popa pesando vinte mil toneladas desaba por cima de centenas de passageiros esmagando-os. Enquanto a proa submerge, a mesma arrasta a popa, deixando-a na vertical e segundos depois desprende-se e mergulha para as profundezas. Às 2h20 o navio mergulha a pique pelas profundezas do oceano.
Os que não morreram durante o naufrágio agora lutavam para se manter vivos nas águas, tentando agarrar qualquer coisa que boiasse. Aos passageiros dos botes não restava nada a fazer a não ser esperar passivamente por socorro. Muitos morreram de hipotermia. Às 4h10, o navio Carpathia resgata o primeiro bote salva-vidas, assim que os primeiros raios de Sol surgiram no horizonte, outros navios começaram a chegar á área do naufrágio. Mas nada mais havia a fazer a não ser resgatar os corpos que boiavam. A recolha do último salva-vidas, aconteceu às 8h30. O Carpathia ruma a Nova Iorque com os sobreviventes. 
 Imagens do Titanic
Das 2.223 pessoas a bordo, apenas 706 foram resgatadas. Mais de 1.500 morreram. Depois disso, o nome Titanic, ficou como símbolo de uma das maiores tragédias marítimas da História. 

Monumento às vitimas do Titanic, em Washington
No final dos anos 70 e início de 1980, um empresário norte-americano patrocinou diversas expedições para tentar localizar o navio. Nenhuma delas teve êxito. Somente em 1985, numa expedição oceanográfica se descobriu os destroços do Titanic ao sul dos Grandes Bancos de Newfoundland. A notícia correu o mundo. Em 1986, uma equipa de filmagem da "National Geographic" fez as primeiras filmagens do transatlântico após 73 anos. Desde então, foram recuperados mais de 6 mil artefatos do navio. 
O Titanic em 3D

O naufrágio do Titanic tem sido a base de muitos romances fictícios descrevendo acontecimentos a bordo do navio. Muitos livros sobre o desastre também foram escritos desde que o Titanic afundou, os sobreviventes e alguns passageiros, escreveram livros descrevendo a sua experiência. O livro de 1898, Futilidade, ou O Naufrágio de Titan do autor Morgan Robertson, que foi escrito 14 anos antes da viagem fatal do Titanic, relata a história com muitas paralelidades com a catástrofe do Titanic; No livro de Robertson, na sua viagem inaugural um transatlântico chamado Titan, choca com um iceberg, enquanto seguia para Nova York. Milhares de pessoas morrem por não haver botes salva-vidas suficientes. A história do Titan e a forma como desapareceu, suportam muitas semelhanças surpreendentes com o destino do Titanic. Documentário do Discovery channel - Titanic a lenda, dividido em 5 partes, vale a pena ver. 
A história de Titanic também foi reproduzida num musical da Broadway, escrito por Peter Stone com música de Maury Yeston
Titanic: Adventure Out of Time, é um jogo de computador, Starship Titanic é outro jogo de computador.
Em filmes como Time Bandits, Cavalgada e Os Caça-Fantasmas II o Titanic teve breves aparições.
Titanic - A lenda
O Titanic foi tema de muitos filmes, tanto para o cinema, como para a televisão. O filme mais amplamente visto é Titanic de 1997, dirigido por James Cameron, com Leonardo Di Caprio e Kate Winslet. Gloria Stuart, a velha Rose, com mais de oitenta anos também participou no filme depois de mais de quarenta anos sem filmar. 
Para o final fica o tema do filme interpretado por Celine Dion  My Heart  Will Go On
PUBLICADO digitalblueradio às 11:23 | LINK DO POST
QUEM SOU EU
PESQUISAR NO BLOG
 
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
COMENTÁRIOS
acho que deve ser respeitada... http://www.goiasc...
vc que é de maior tem face e whatsaap vem encontra...
a discografia tem um ep com o titulo errado, onde ...
Armando Gama fomos contemporâneos no Salvador Corr...
A juventude nos leva a caminhos ruins , e procuram...
A primeira fotografia é da Praça Marquês de Pombal...
Eu gosto de ti Beto adorei cd foi muito bom ele é ...
GANHA MENSALMENTE COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO EURO...
Que feio!Foi no meu blog, pegou meu texto, modific...
E um meio de sobrevive
MAIS COMENTADOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
blogs SAPO