O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS
A batalha de Maratona ocorreu em 490 a.C., numa planície a leste de Atenas. Avisados que os persas estariam a desembarcar e a preparar a invasão de Atenas, enviou Fidípides a Esparta para solicitar ajuda, correndo 220 quilômetros em menos de um dia a pé. Os espartanos prometeram enviar ajuda, mas argumentaram que, por razões religiosas (já que se encontravam no nono dia do mês lunar), não poderiam fazê-lo antes de seis dias. Mas Atenas não podia esperar tanto tempo, e lançaram um ataque contra os persas com os efetivos que dispunham.

O número de atenienses era inferior ao das forças persas. Os gregos cercaram os persas, que responderam com uma chuva de flechas, levando-os a precipitarem-se contra o inimigo, e forçando a disposição em formações fechadas, impedindo o uso da cavalaria. Esta acção foi determinante, pois os persas não podiam fazer muito contra as largas lanças das forças gregas preparadas para um combate corpo a corpo. Os persas ofereceram grande resistência, conseguindo romper por momentos o cerco grego, mas logo foi reagrupado, e estes os persas tiveram de recuar até o local do desembarque, onde se deu a última parte do combate.

As tropas persas, derrotadas, regressaram à Ásia, mas logo ocorreria uma nova guerra. Fidípides, segundo conta a lenda, foi mandado novamente a correr os 42 quilômetros que separavam Maratona de Atenas para anunciar a vitória grega. Após anunciá-la caiu morto devido ao esforço. 
Vejam o  documentário.
PUBLICADO digitalblueradio às 22:31 | LINK DO POST
tags:
QUEM SOU EU
PESQUISAR NO BLOG
 
Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
COMENTÁRIOS
Que feio!Foi no meu blog, pegou meu texto, modific...
E um meio de sobrevive
eu sou rica cccvcvvvvvvgvcxgdfd xer&o...
ser benfikista é ser diferente
Mario e melhor jogador d moçambique
Arlindo tomas langa conheçido por ArG.put...
Mas quem sao os pais d moise visto que foi adoptad...
Benfica mehora equipa de portugal
MAIS COMENTADOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
blogs SAPO