O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS
A sociedade está em transformação, a vida nas cidades acelerao seu ritmo, nos campos outrora repletos de gente, reina o silêncio e o espectro da desertificação espreita no horizonte. As grandes vitimas do isolamento criadas por este modo de vida são os idosos. Separados dos seus filhos, sobrevivem com grandes dificuldades aoa desaparecimento dos amigos e á morte dos cônjuges, asfixiados em andares nas grandes cidades ou nos campos desertos, vêem o tempo correr sem ninguém se lembrar deles.
Na angústia estes seres humanos ficam desamparados, a sua existência fica em risco, próximos de perder a sua identidade, um drama interno como a aventura que é a sua própria existência. E é no combate á indiferença e á solidão que temos de ajudar de uma formade uma forma imediata os idosos. E é tão simples! Basta uma palavra amiga, um gesto, o estar presente, ter tempo para ouvir o que têem a dizer, as experiências que têem para contar, o passado, o presente, a verdade, a imaginação. Pois para estes que vivem sós, muitas vezes as suas histórias já não são só recordações, misturam-se com os sonhos, mas precisam de alguém para os escutar. E como brilham os olhos de quem as conta!
É premente perceber que ser idoso não é ser inútil, incapaz, não prestar. A ideia de que as pessoas idosas são improdutivas deve ser combatida, porque é falsa, injusta, contraria a sua dignidade e prejudica o desenvolvimento económico e social da humanidade. Existem idosos que continuam a executar as mesmas actividades dos chamados tempos activos da sua vida, sendo também muito significativos os auxilios dados nas actividades domésticas e nos trabalhos agricolas. Outros idosos optam por se concentrar em actividades culturais, de apoio familiar de solidariedade social dando contributos preciosos.
Estas pessoas por serem idosas ou mais velhas, não perdem o direito de participar na vida da sociedade, a todos os niveis e em todos os dominios, social, cultural e politico, estes direitos devem ser exercidos através da participação activa e na aplicação de politicas que respeitem ao seu bem estar. Também é urgente que se estabeleça, se encoraje e se apoie a solidariedade entre gerações, quer no seio familiar quer no plano institucional. As gerações têem de investir umas nas outras e partilhar os frutos desse investimento, com base nos princípios de reciprocidade e de equidade. Tendo em conta que também existem pessoas idosas com maiores deficiências por estarem dependentes, o tecido social deve proporcionar-lhes uma vida o mais autónoma possivel, dando particular atênção ao direito de viverem com dignidade e segurança e em toda a parte sem receio de serem exploradas ou alvo de maus tratos físicos e mentais.
Os idosos de hoje, já foram homens e mulheres valentes que sobreviveram e lutaram num mundo muito diferente daquele que conhecemos nos nossos dias, passaram dificuldades e sonharam com um futuro diferente para os seus filhos, foram "PAIS HERÓIS" e os filhos de hoje nem sequer tempo têem para lhes dar um pouco de atênção. Os pais e mães de outrora passam agora a maior parte do tempo sós e abandonados,muitas vezes sentados num qualquer banco de jardim a olhar quem passa ou a fitar o horizonte, os nossos pais envelhecem, como nós também vamos ser velhos um dia. Hoje eles já não fazem planos a longo prazo, agora apenas esperam receber um pouco do muito que deram, ver crescer os filhos e abraçar os netos. Hoje já não são eles os nossos alicerces, aqueles para quem podíamos voltar, nesta fase da sua vida eles estão simplesmente a dar-nos um sinal de que um dia irão partir sem nós.
PUBLICADO digitalblueradio às 12:34 | LINK DO POST
tags:
QUEM SOU EU
PESQUISAR NO BLOG
 
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
COMENTÁRIOS
acho que deve ser respeitada... http://www.goiasc...
vc que é de maior tem face e whatsaap vem encontra...
a discografia tem um ep com o titulo errado, onde ...
Armando Gama fomos contemporâneos no Salvador Corr...
A juventude nos leva a caminhos ruins , e procuram...
A primeira fotografia é da Praça Marquês de Pombal...
Eu gosto de ti Beto adorei cd foi muito bom ele é ...
GANHA MENSALMENTE COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO EURO...
Que feio!Foi no meu blog, pegou meu texto, modific...
E um meio de sobrevive
MAIS COMENTADOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
blogs SAPO