O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS
José Cid, nome artístico de José Albano Salter Cid de Ferreira Tavares nasceu na Chamusca a 4 de Fevereiro de 1942. Terceiro filho de Francisco Albano Coutinho Ferreira Tavares (neto do barão de Cruzeiro) e de Fernanda Salter Cid Freire Gameiro, mudou-se com os pais para Mogofores, perto de Anadia, aos onze anos.
Iniciou a sua carreira musical em 1956, com a fundação de "Os Babies", agrupamento musical que se dedicava à interpretação de covers. Em 1960 criou em Coimbra o "Conjunto Orfeão", com José Niza, Proença de Carvalho e Rui Ressurreição. Em 1965 abandona Coimbra, onde frequentava a Faculdade de Direito e ingressa nesse ano no Instituto Nacional de Educação Física. Aí conhece Michel, membro do "Conjunto Mistério" e após uma audição é convidado a entrar para o grupo, que daria origem ao "Quarteto 1111".
José Cid também não chega a concluir o curso de Educação Física, porque em 1968 é chamado a cumprir o Serviço Militar. Até 1972 permaneceu como oficial miliciano da Força Aérea Portuguesa, no Centro de Formação Militar e Técnica, situado na Ota. Dava aulas de ginástica de manhã, saia à tarde para ensair na garagem e actuava com os "1111" aos fins-de-semana.

Popularizou-se como teclista e vocalista nos "1111", tendo grande êxito com a "A lenda de El-Rei D. Sebastião".

Ainda com o quarteto, concorreu ao Festival RTP da Canção de 1968, com "Balada para D. Inês"
Em 1971, José Cid lançou o seu primeiro disco a solo. Nessa época, foi também editado"Lisboa perto e longe" e "História verdadeira de Natal". No ano seguinte, lançou "Camarada".
Em 1973, o Quarteto 1111 adoptou o nome  de Green Windows.
Concorreu ao Festival RTP da Canção de 1974, a solo com a canção "Uma rosa que te dei", e com os Green Windows apresentou "No dia em que o rei fez anos"

Fundou o grupo "Cid, Scarpa, Carrapa e Nabo", com o qual gravou o tema "Mosca super-star" e "Vida", em 1977. Em 1978, lançou o álbum "10.000 anos depois entre Vénus e Marte", um marco na história do rock progressivo, no Festival OTI da Canção, de 1979, ficou em terceiro lugar com o tema "Na cabana junto à praia".
Com a canção "Um grande, grande amor" venceu o Festival RTP da Canção, em 1980.
Ainda na década de 1980 grava "Como o macaco gosta de banana" e "Portuguesa bonita"
No início dos anos 1990, fez estalar uma polémica, ao posar nú para uma revista social, com um dos seus discos de ouro. A intenção foi protestar contra a forma como as rádios desprezavam os intérpretes portugueses, em proveito de intérpretes estrangeiros.
Em 2000 publicou o livro "Tantos anos de poesia". Em 2004 deu um espectáculo no Coliseu dos Recreios, que foi gravado pela RTP. Em 2006 reapareceu perante o público, no palco do velho "Cabaret Maxime", em Lisboa com espectáculos esgotados. Lançou entretanto o disco "Baladas da minha vida", com velhas canções e dois temas novos, "O melhor tempo da minha vida" e "Café contigo"
José Cid casou-se com Emília Infante da Câmara Pedroso, com quem teve uma filha, Ana Sofia, nascida em 1964. Ana Sofia viria a colaborar com o pai em algumas letras e nos coros de várias músicas. Teve um segundo casamento, com Maria Armanda Ricardo, que durou doze anos. Assumido como monárquico e anarquista, é pretendente ao título de barão do Cruzeiro, um título concedido a Francisco Luis Ferreira Tavares, seu bisavô, pelo rei D. Luís I. Outras canções de Cid são inesqueciveis.
"A rosa que te dei","O meu piano","Um grande, grande amor" e "Morrer de Amor Por Ti" são temas que a memória não apaga. Tal como o projecto de Cid com a Banda Tribo, constituída por elementos da sua família, "A Padeirinha de Aljubarrota" e a balada "Cai Neve Em Nova York" ou ainda o dueto com o fadista Paulo Bragança "O Poeta, o pintor e o músico", outro projecto com uma "mão" de Cid vence o Festival RTP da Canção, foi em 1988 "Se eu te pudesse abraçar", canção defendida pela banda Alma Lusa, na voz de Inês Santos e com o próprio José Cid no acordeão e nos coros.  
Se quiser saber um pouco mais basta visitar a página oficial.
PUBLICADO digitalblueradio às 13:11 | LINK DO POST
QUEM SOU EU
PESQUISAR NO BLOG
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
COMENTÁRIOS
acho que deve ser respeitada... http://www.goiasc...
vc que é de maior tem face e whatsaap vem encontra...
a discografia tem um ep com o titulo errado, onde ...
Armando Gama fomos contemporâneos no Salvador Corr...
A juventude nos leva a caminhos ruins , e procuram...
A primeira fotografia é da Praça Marquês de Pombal...
Eu gosto de ti Beto adorei cd foi muito bom ele é ...
GANHA MENSALMENTE COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO EURO...
Que feio!Foi no meu blog, pegou meu texto, modific...
E um meio de sobrevive
MAIS COMENTADOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
SAPO Blogs