O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS
Caminhava eu na rua, em mais um daqueles dias em que todos se cruzam, mas ninguém olha para quem passa, reparei num homem, que andava meio perdido, não que não reconhecesse as ruaa pode onde passava, mas porque a desorientação que sentia, era concerteza interior. Era um homem que pelo seu comportamento, pelo seu olhar perdido, sofria de uma deficiência psiquica. E então, rodopiava de vez em quando nas ruas, falava sozinho,...e isso chamava a atênção de quem se cruzava com ele. Uns olhavam, não ligavam e seguiam o seu caminho, outros comentavam: "este maluco devia estar internado", e outros até se riam, dos gestos e do que dizia aquele homem nas suas palavras sem sentido.
 Homem que , como todos nós, tem sentimentos, necessidades, anseios, desejos, vulnerabilidades, que se apercebe de tudo o que se passa á sua volta, e apercebe-se que só por ser diferente é alvo por vezes de maledicência e ostracismo dos outros. E se por um só momento, nos colocássemos na "pele" daquele homem? A vergonha que sentiria, como nos íamos sentir olhando o escárnio que faziam de nós? E a revolta, e injustiça que sentíamos, só porque éramos diferentes! Pois é, era horrivel, não era?
Lidar com a diferença não é nada fácil, mas deveria ser conversa obrigatória, em casa, na escola e durante toda a vida. Mas não olhando estas pessoas com comiseração, mas com o respeito que elas merecem, são seres humanos. E ainda existe muita "gente", infelizmente, que se esquece deste enorme pormenor. Tratar todas estas pessoas como nós gostariamops de ser tratados, não se está a pedir nada de transcendente e esta é a única maneira de lidar com a diferença, seja ela psíquica, fisica ou outra.

Ninguém tem o direito de magoar os outros, sem querer, ou não, só pelo simples facto de serem diferentes. E quantas vezes, são elas que nos dão lições de vida, enfrentam o seu dia-a-dia com coragem, com a esperança tantas vezes perdida. Para estas pessoas acredito que é muito mais doloroso ouvir certos comentários despropositados, sentir o desprezo no olhar das pessoas, do que aceitar as suas próprias limitações.
TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS, esta não pode nem deve ser uma mensagem sem conteúdo. Mudar as atitudes começa na forma de agir de cada um de nós, se todos fizermos um pouco, esse pouco tornar-se-á muito.
A mudança começa em SI
PUBLICADO digitalblueradio às 14:41 | LINK DO POST
tags:
QUEM SOU EU
PESQUISAR NO BLOG
 
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
COMENTÁRIOS
acho que deve ser respeitada... http://www.goiasc...
vc que é de maior tem face e whatsaap vem encontra...
a discografia tem um ep com o titulo errado, onde ...
Armando Gama fomos contemporâneos no Salvador Corr...
A juventude nos leva a caminhos ruins , e procuram...
A primeira fotografia é da Praça Marquês de Pombal...
Eu gosto de ti Beto adorei cd foi muito bom ele é ...
GANHA MENSALMENTE COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO EURO...
Que feio!Foi no meu blog, pegou meu texto, modific...
E um meio de sobrevive
MAIS COMENTADOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
blogs SAPO