O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS
Chamam-lhe " Pérola do Atlântico ", e há quem diga que a Madeira é um Jardim
A Madeira é a ilha principal  do arquipélago da Madeira, situado no Oceano Atlântico a sudoeste da costa portuguesa, e que constitui conjuntamente com Porto Santo, as Ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens a Região Autónoma da Madeira e o Arquipélago da Madeira. A capital da ilha e da região autónoma é a cidade do Funchal.
A ilha é muito montanhosa, com profundos vales incrustados entre os picos mais altos e falésias , se por lá passar vale a pena visitar o Pico Ruivo que fica a  (1861 m) e o Pico do Areeiro (1818 m).  O extremo leste, chamado Ponta de São Lourenço forma um cabo alongado e relativamente pouco elevado que se prolonga até dois ilhéus próximos. Na costa sul, a oeste do Funchal, situa-se o cabo Girão, uma das mais altas falésias do mundo.  A Laurissilva, floresta que cobria a ilha antes da colonização foi quase inteiramente queimada pelos primeiros colonos, e apenas alguns hectares nos vales a norte da ilha se preservaram. Foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO em 1999. A floresta actual contém espécies endémicas, além de variedades tropicais cultivadas, como a banana e o maracujá, entre outros.
As ilhas do arquipélago da Madeira foram segundo consta descobertas por  João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, os dois navegadores em conjunto com Bartolomeu Perestrelo, chegam à ilha da Madeira em 1419. Tendo sido notadas as potencialidades das ilhas, bem como a sua  importância estratégica, por volta de 1425 iniciou-se a colonização, que terá sido uma iniciativa de D. João I ou do Infante D. Henrique. 
 A primeira actividade agrícola local com grande relevo foi a cultura do trigo, mais tarde surge a cana-de-açúcar, a produção da cultura sacarina cresceu de tal forma que surgiu uma grande necessidade de mão-de-obra. Para satisfazer esta carência foram levados para a ilha escravos originários das Canárias, de Marrocos, Mauritânia e, mais tarde, de outras zonas de África. A partir do século XVII será o vinho o mais importante produto da exploração madeirense.
 A vegetação exótica é uma das suas principais belezas.
A Região Autónoma da Madeira é composta por onze municipios: Calheta, Câmara de Lobos, Funchal, Machico,  Ponta do Sol, Porto Moniz, Porto Santo, Ribeira Brava, Santa Cruz, Santana e São Vicente.  
Também os frutos tropicais merecem destaque, a banana, a anona, a manga e o maracujá e outras espécies tropicais. Aliando todos estes factores, o clima, a flora e paisagem a ilha vive e respira Turismo. Aliar isso ás festas faz com que a  Madeira seja o destino turistico predilecto de muta gente,  os  eventos apelativos  aumentam a procura pela ilha. O Carnaval,  a  Festa da Flor, um evento único com uma grande variedade de tapetes florais, que  mostram a fauna/flora e História da Madeira, o  Festival do Atlântico, todos os sábados do mês de Junho, no cais do Funchal com um espectáculo deslumbrante  de fogo-de-artifício, a Festa do Vinho, que decorre no mês de Setembro na Avenida Arriaga, as Festas de Natal e o Fim do ano, já famoso pelo magnifico brilho do espectáculo pirotécnico,  ás doze badaladas do dia 31 de Dezembro ficam os céus iluminados, com fogo, cor e esperança no ano que se adivinha e que não poderia começar de melhor forma. 

Tudo razões mais que suficientes para visitar este paraíso aqui tão perto.
Das flores, á paisagem, gastronomia, história, festas,... a escolha é sua, aproveite bem.

PUBLICADO digitalblueradio às 16:21 | LINK DO POST
tags:
QUEM SOU EU
PESQUISAR NO BLOG
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
COMENTÁRIOS
acho que deve ser respeitada... http://www.goiasc...
vc que é de maior tem face e whatsaap vem encontra...
a discografia tem um ep com o titulo errado, onde ...
Armando Gama fomos contemporâneos no Salvador Corr...
A juventude nos leva a caminhos ruins , e procuram...
A primeira fotografia é da Praça Marquês de Pombal...
Eu gosto de ti Beto adorei cd foi muito bom ele é ...
GANHA MENSALMENTE COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO EURO...
Que feio!Foi no meu blog, pegou meu texto, modific...
E um meio de sobrevive
MAIS COMENTADOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
SAPO Blogs