O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS
Vi na televisão um programa que falava da depressão, impressionou-me. Este sentimento afeta as pessoas de todas as idades, caracteriza-se essencialmente pela falta de prazer nas actividades diárias, isso faz com que outros sintomas invadam o seu eu,...a pessoa perde a vontade de tudo, e isola-sedo mundo, tendo por vezes ideação suicida. Contráriamente ao que muitos imaginam a depressão não é tristeza, é  uma doença que precisa de tratamento. Quis aprofundar um pouco os meus conhecimentos acerca desta doença e as causas variam, crianças e jovens adolescentes podem ser afectados, a separação dos pais, problemas na escola, sexualidade, rejeição e Bullying, podem ser causas. 
As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, separação dos pais, rejeição, drogas, problemas na escola, perda de uma pessoa amada, falta de amigos, acontecimentos traumáticos e outros fatores estão relacionados com o surgimento ou agravamento da doença. Todos ao longo da vida passamos por situações semelhantes, no entanto ninguém é igual a ninguém.
 A pouca auto-confiança e baixa auto-estima, o afastamento de amigos e familiares, crises de choro sem motivo aparente, ansiedade, falta de vontade em realizar qualquer tarefa, maus resultados escolares, dificuldade de concentração, irritabilidade, inquietação, vontade de ficar só, falta de objectivos na vida, sentimentos de culpa, desespero, solidão, insónias ou excesso de sonolência, perda de apetite, pensamentos de suicidio e morte, auto-agressão, medo ou sensação de ser ou estar a ser abandonado, desleixo, são alguns dos sintomas. A depressão é considerada em várias partes do mundo como uma das doenças com mais alta taxa de mortalidade.
Deixo-vos a reportagem da TVI, que me alertou para este problema, a história da Andreia, uma jovem que sofre de depressão. Este caso foi encaminhado para Villa Ramadas, pelo programa "Voçê na TV", da TVI.
Ao ver este programa a primeira coisa em que reparei foi no olhar triste desta jovem, da falta de auto-estima e sentimento de culpa.
O pesar, também conhecido como reação de luto, não é depressão, mas ambas possuem muito em comum. Na verdade, pode ser difícil diferenciá-los. O pesar, contudo, é considerado uma resposta emocional saudável e importante quando se lida com perdas. A pessoa passa por uma sucessão de emoções que incluem choque e negação, solidão, desespero, alienação social e raiva. 

A cultura popular associa a depressão como um estado de humor da pessoa e que ela pode curar-se sozinha, o que não é verdade, isso faz com que as pessoas não encarem a depressão como uma doença e não procurem ajuda médica. Se este problema o afecta a si ou a um seu familiar ou amigo não deixe de procurar ajuda.
PUBLICADO digitalblueradio às 16:58 | LINK DO POST
tags:
QUEM SOU EU
PESQUISAR NO BLOG
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
COMENTÁRIOS
acho que deve ser respeitada... http://www.goiasc...
vc que é de maior tem face e whatsaap vem encontra...
a discografia tem um ep com o titulo errado, onde ...
Armando Gama fomos contemporâneos no Salvador Corr...
A juventude nos leva a caminhos ruins , e procuram...
A primeira fotografia é da Praça Marquês de Pombal...
Eu gosto de ti Beto adorei cd foi muito bom ele é ...
GANHA MENSALMENTE COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO EURO...
Que feio!Foi no meu blog, pegou meu texto, modific...
E um meio de sobrevive
MAIS COMENTADOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
SAPO Blogs