O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS
Abrantes é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, pertencia ainda à antiga província do Ribatejo.
O município é limitado a norte pelos municípios de Vila de Rei, Sardoal e Mação, a leste por Gavião, a sul por Ponte de Sor e a oeste por Chamusca, Constância, Vila Nova da Barquinha e Tomar. 
Em 1173 Dom Afonso Henriques doa o Castelo de Abrantes e o seu termo à Ordem de Santiago da Espada.
1179: Primeiro foral de Abrantes, concedido por Dom Afonso Henriques.
Em 1476 D. Lopo de Almeida é nomeado 1.º Conde de Abrantes.
1807: Abrantes é ocupada pelas tropas do General Junot, a quem Napoleão Bonaparte concedeu o título de Duque de Abrantes.
Em 1870 foi concluída a ponte rodoviária sobre o Tejo; a ponte ferroviária foi inaugurada em 1889.
Em 1916, Abrantes foi elevada à categoria de cidade.
O concelho de Abrantes está subdividido em 19 freguesias:
Aldeia do Mato, Alferrarede, Alvega, Bemposta, Carvalhal, Concavada, Fontes, Martinchel, Mouriscas, Pego, Rio de Moinhos, Rossio ao Sul do Tejo, São Facundo, São João, São Miguel do Rio Torto, São Vicente, Souto, Tramagal, Vale de Mós.
Na cidade podemos visitar os seguintes monumentos: Castelo de Abrantes, Igreja de Santa Maria do Castelo, Igreja de São Vicente, Igreja de São João Baptista, Igreja da Misericórdia, Capela de Santa Ana, Convento de São Domingos, Convento da Esperança, Capela de São Lourenço. 
A cidade de Abrantes está geminada com: Parthenay, França (desde 16 de Abril de 1994), São Nicolau, Cabo Verde (desde 7 de Julho de 1998), Hitoyoshi, Japão (desde 24 de Setembro de 2009)
As principais especialidades locais são doçarias: palha de Abrantes, tigeladas, lampreia de ovos, bolo real, broas de Abrantes, paraísos, queijos-do-céu.
Na zona de Abrantes mantêm-se em actividade ofícios de cesteiros, esparteiros, oleiros e tecelões. A sua feira anual de São Matias decorre de 24 de Fevereiro até ao 1º domingo de Março.
As festas do concelho decorrem de 9 a 14 de Junho (14 de Junho - Feriado Municipal).
Naturais de Abrantes famosos: o infante Jorge de Lencastre, filho bastardo do rei D. João II de Portugal
o actor Taborda (1824-1909), o poeta António Botto (1897-1959), a Primeira-Ministra Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004), o actor Nuno Janeiro (1977), a banda de Rock'n'Roll The Kaviar
Concelhos do Distrito de Santarém: Abrantes, Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere,  Golegã, Mação, Ourém, Rio Maior Salvaterra de Magos,  Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha.
Abrantes e o seu castelo foram conquistados por D. Afonso Henriques, em 1148, aos Mouros. Recebeu foral em 1179, em recompensa da resistência oferecida aos sitiantes marroquinos de Abem Jacob, os quais tiveram de retirar com pesadas baixas. Em 1510 o foral de Abrantes foi reformado por D. Manuel I. Em 1807, foi tomada pelo general francês Junot no decorrer das Invasões Francesas. Junot recebeu o título de Duque de Abrantes. Abrantes foi elevada à categoria de cidade em 1916. O nome Abrantes virá do latim Aurantes (ao que parece na região haveria muito ouro).Abrantes, também conhecida por Cidade Florida, ergue-se numa colina na margem do Tejo, proporciona aos visitantes passeios por ruas sinuosas, a descoberta de monumentos e ainda desfrutar de paisagens únicas.
PUBLICADO digitalblueradio às 14:21 | LINK DO POST
tags:
QUEM SOU EU
PESQUISAR NO BLOG
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
COMENTÁRIOS
acho que deve ser respeitada... http://www.goiasc...
vc que é de maior tem face e whatsaap vem encontra...
a discografia tem um ep com o titulo errado, onde ...
Armando Gama fomos contemporâneos no Salvador Corr...
A juventude nos leva a caminhos ruins , e procuram...
A primeira fotografia é da Praça Marquês de Pombal...
Eu gosto de ti Beto adorei cd foi muito bom ele é ...
GANHA MENSALMENTE COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO EURO...
Que feio!Foi no meu blog, pegou meu texto, modific...
E um meio de sobrevive
MAIS COMENTADOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
SAPO Blogs