O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS
Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charlie Chaplin nasceu em Londres a 16 de abril de 1889 e morreu a 25 de dezembro de 1977. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo.

A sua carreira durou mais de 75 anos, desde as suas primeiras actuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até á sua morte aos 88 anos de idade. O seu principal e mais famoso personagem foi "Charlot". 

Os seus pais eram artistas de music-hall; o pai, Charles Spencer Chaplin Sr., era vocalista e actor, a mãe, Hannah Chaplin, era cantora e atriz. Chaplin aprendeu a cantar com os pais, os quais se separaram antes dele completar três anos de idade. Após a separação, Chaplin foi deixado aos cuidados da mãe.Um problema de laringe acabou com a carreira de cantora da mãe de Chaplin. O pai de Chaplin, era alcoólatra e tinha pouco contato com o filho, apesar de Chaplin e o meio-irmão terem morado durante um curto período de tempo com o seu pai. O seu pai morreu de cirrose no fígado quando Chaplin tinha doze anos, em 1901. A mãe de Chaplin morreu em 1928, em Hollywood, sete anos após ter sido levada para os Estados Unidos pelos filhos.
Foi nos Estados Unidos que Chaplin conseguiu o sucesso, no entanto não foi fácil, Chaplin foi emergindo e tornando-se o exponente máximo do cinema mudo. Apesar dos filmes "falados" se tornarem o modelo dominante logo após serem introduzidos em 1927, Chaplin resistiu durante toda a década de 1930. O primeiro filme falado de Chaplin, foi "O Grande Ditador" (1940), Em 1952, Chaplin deixou os EUA para o que orginalmente pretendia ser uma breve viagem ao Reino Unido para a estréia do filme Luzes da Ribalta em Londres. 
O posicionamento político de Chaplin sempre foi esquerdista. Chaplin chegou mesmo a ser acusado de "atividades anti-americanas" como um suposto comunista, e J. Edgar Hoover, instruíra o FBI a manter vigilãncia apertada sobre ele. Devido ao seu posicionamento político, Chaplin foi incluído na Lista Negra de Hollywood. Hoover soube da viagem de Chaplin ao Reino Unido e negociou com o Serviço de Imigração para revogar o visto de Chaplin, exilando-o do país. Chaplin decidiu não voltar a entrar nos Estados Unidos, escrevendo:
"(...) Desde o fim da última guerra mundial, eu tenho sido alvo de mentiras e propagandas por poderosos grupos reacionários que, pela sua influência e com a ajuda da imprensa, criaram um ambiente doentio no qual indivíduos de mente liberal possam ser apontados e perseguidos. Nestas condições, acho que é praticamente impossível continuar o meu trabalho no ramo do cinema e, portanto, desfiz-me da residência nos Estados Unidos".

Chaplin decidiu então permanecer na Europa, escolhendo morar em Vevey, Suíça. Os últimos dois filmes de Chaplin foram produzidos em Londres. Chaplin escreveu a sua autobiografia entre 1959 e 1963, intitulada "Minha Vida", sendo publicada em 1964. 
 Relacionamentos amorosos e casamentos
Em 1918, Chaplin casou-se com 28 anos de idade com Mildred Harris, que tinha então 16 anos. Tiveram um filho que nasceu deformado, morreu três dias após o nascimento. Divorciaram-se em 1920. Mais tarde, Chaplin namorou com Peggy Hopkins Joyce. O relacionamento que teve com Joyce inspirou Chaplin a fazer o filme Uma mulher de Paris. Aos 35 e sozinho, apaixonou-se por Lita Grey, que tinha apenas 16 anos, durante as preparações de The Gold Rush. Mesmo ela sendo muito jovem, casaram em 1924, no México, quando ela ficou grávida. Tiveram dois filhos, Charles Chaplin Júnior e Sydney. Divorciaram-se em 1926. Passado alguns anos, Chaplin casou-se secretamente aos 47 anos com Paulette Goddard, de 25 anos, em 1936. Depois de alguns anos felizes, este casamento também terminou em divórcio, em 1942. Após a separação, Chaplin namorou Joan Barry, actriz de 22 anos. Esta relação durou anos e terminou, ela perseguia-o com ciúmes. Em 1943, ela informou a Chaplin que estava grávida e exigiu que ele assumisse a paternidade. Ele tinha certeza que não era o pai, e exames médicos comprovaram que Chaplin não era o pai da criança, porém na época, os exames não eram muito válidos e a lei exigia que, por ele ter sido o último parceiro com quem ela apareceu em público, a lei entendia que mesmo ele não sendo o pai biológico, ele teria que assumir a criança, mesmo sem ser no cartório, e ele foi obrigado a custear as despesas da criança, viu-se assim forçado a pagar uma mensalidade até que o jovem fizesse 21 anos. Tempos depois, conheceu Oona O'Neill, filha do dramaturgo Eugene O'Neill. Apaixonaram-se e casaram em 1943. Ele tinha 54 anos, ela somente 17, mas a enorme diferença de idade não diferenciou em nada. Este casamento foi longo e feliz. Oona, deu oito filhos a Charlie. O amor era tão grande que Charlie ficou com ela até á sua morte, e Oona cuidou dele no fim da sua vida.
A saúde de Chaplin começou a declinar lentamente no final da década de 1960, em 1977 já tinha dificuldade para falar e andar, e começou a usar uma cadeira de rodas. Chaplin morreu durante o sono aos 88 anos de idade em consequência de um derrame cerebral, no Dia de Natal de 1977. No dia 1 de março de 1978, o seu cadáver foi roubado da sepultura por um pequeno grupo de mecânicos suíços, na tentativa de extorquir dinheiro á sua família. O plano falhou, os ladrões foram capturados e condenados, o corpo foi recuperado onze semanas depois, perto do Lago Léman, e novamente enterrado, no mesmo cemitério, há uma estátua de Chaplin em sua homenagem. Em 1991, Oona O'Neill, sua quarta e última esposa, faleceu e foi sepultada ao lado de Chaplin.

CHARLIE CHAPLIN
Um marco na história do cinema mudo.
Pode assistir a alguns filmes de Chaplin aqui no blog. 
PUBLICADO digitalblueradio às 11:30 | LINK DO POST
tags:
QUEM SOU EU
PESQUISAR NO BLOG
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
30
COMENTÁRIOS
acho que deve ser respeitada... http://www.goiasc...
vc que é de maior tem face e whatsaap vem encontra...
a discografia tem um ep com o titulo errado, onde ...
Armando Gama fomos contemporâneos no Salvador Corr...
A juventude nos leva a caminhos ruins , e procuram...
A primeira fotografia é da Praça Marquês de Pombal...
Eu gosto de ti Beto adorei cd foi muito bom ele é ...
GANHA MENSALMENTE COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO EURO...
Que feio!Foi no meu blog, pegou meu texto, modific...
E um meio de sobrevive
MAIS COMENTADOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
SAPO Blogs