O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS
António Manuel Sala Mira Gomes nasceu em Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia a 14 de janeiro de 1949. Veio viver para Lisboa aos dez anos e entrou para a rádio em 1966. Tendo-se estreado aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa, onde também era sonorizador e técnico de som, candidatou-se a um concurso da "Rádio Ribatejo", onde veio a apresentar o programa "Caravana das Cinco".
António exerceu diversas atividades ao longo da sua vida, nomeadamente as de cantor, produtor e compositor musical, jornalista, realizador de rádio, apresentador de televisão e vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica. Sala cantou em coros de igreja e forma os seus primeiros grupos, primeiro "Os Fachos", depois "Argonautas". Torna-se locutor profissional nos Emissores Associados de Lisboa, onde apresentou o programa da manhã com Paulo Medeiros e Carlos Pereira da Silva. Quando foi chamado a cumprir o serviço militar, também o fez como radialista, no programa "Alerta Está", da Região Militar de Lisboa.
É como cantor que surgirá na televisão, no "Canal 13", de Mário Dias Ramos. A carreira dos "Maranata", agrupamento saído de um coro de igreja, inicia-se em 1971. A sua estreia como apresentador de TV, em 1972, acontece com "Música Maestro", após o 25 de Abril, grava o primeiro disco a solo, "Recados de Telex". Em 1978 apresenta o concurso "Ou vai ou taxa", na RTP1. 
Transfere-se para a Rádio Renascença em 1979, onde obtém sucesso no programa matinal "Despertar" da Rádio Renascença, que esteve no ar 18 anos . O programa durante muito tempo foi apresentado a meias com Olga Cardoso. Algumas emissões tornaram-se históricas, como as realizadas em Viena (Áustria), Estugarda (Alemanha), Sevilha (Espanha), Macau e Expo'98 (Lisboa), ou a bordo de aviões, barcos e submarinos. Mas a atividade de António Sala não se limitava à rádio e Sala compôs a música "Zé Brasileiro Português de Braga", em parceria com Vasco Lima Couto, que foi interpretada por Alexandra no "Festival da Canção" da RTP e interpreta com esta um dueto, no Festival RTP da Canção de 1980. No mesmo ano publica "Dicionário de Anedotas".
Em 1983 junta-se a Carlos Paião e Luís Arriaga e protagoniza "O Foguete" na RTP1.
Lança "Anedotas de Sala" em 1984. Nesse ano regressa ao Festival RTP da Canção com "Uma Canção Amiga"
Em 1985 lança com o seu filho Miguel o disco "Parabéns a Você". Em 1989 lança "Microfone e Voz", dedicado a Carlos Paião. Em 1990 começa a apresentar, na RTP2, o concurso "Palavra Puxa Palavra". A partir de 1992 assume o cargo de director de programas da Rádio Renascença, em simultâneo com a apresentação do "Despertar". Em 1993 apresenta o programa "Você Decide" e a nova versão do concurso "1,2,3". Ainda na RTP apresenta, em 1995, o concurso "Quem é o quê?". Em 1996 comemora trinta anos de carreira, com a edição de um disco.
António Sala experimentou, em 1995 e 1996, uma outra atividade, a de professor nas áreas de Jornalismo e Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica de Lisboa. Também em 1996, ainda regressou à escrita, mas desta vez para publicar um livro de poesia intitulado "Palavras Despidas de Música". Na ficção, apresentou o romance "Império de Brandos Costumes". Entre 1997 e 2000, ainda desempenhou o cargo de vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica.
António Sala o "Comunicador"
PUBLICADO digitalblueradio às 13:09 | LINK DO POST

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

QUEM SOU EU
PESQUISAR NO BLOG
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
COMENTÁRIOS
31994042009
Perfeito. Me sinto da mesma forma. Parece que desc...
acho que deve ser respeitada... http://www.goiasc...
vc que é de maior tem face e whatsaap vem encontra...
a discografia tem um ep com o titulo errado, onde ...
Armando Gama fomos contemporâneos no Salvador Corr...
A juventude nos leva a caminhos ruins , e procuram...
A primeira fotografia é da Praça Marquês de Pombal...
Eu gosto de ti Beto adorei cd foi muito bom ele é ...
GANHA MENSALMENTE COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO EURO...
MAIS COMENTADOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
subscrever feeds
SAPO Blogs