O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS
 Júlio Verne, nasceu a 8 de fevereiro de 1828 e faleceu a 24 de março de 1905, escritor francês.
Júlio Verne era o filho mais velho dos cinco filhos de Pierre Verne, advogado, e Sophie Allote de la Fuÿe, esta de uma família burguesa de Nantes. 
 Júlio Verne passou a infância na cidade francesa de Nantes a  proximidade do porto e das docas, foi nesta cidade costeira que a sua imaginação libertou as amarras. Com nove anos foi mandado para um colégio, aos 12 anos trocou de lugar com um adolescente para ir como grumete a bordo do Coralie, um cargueiro à vela que ia para as Bermudas e que estava atracado no porto. Foi descoberto e mandado para casa. Mais tarde, o pai, com a esperança de que o filho seguisse a carreira de advogado, enviou o jovem Júlio para Paris, a fim de estudar Direito. Ali começou a interessar-se mais pelo teatro do que pelas leis. O pai, ao saber disso, cortou-lhe o apoio financeiro. Ainda incapaz de viver exclusivamente da escrita, Verne fez-se valer do seu diploma em Direito, encontrando o seu sustento como operador financeiro.  
Foi nesta altura que conheceu uma viúva com duas filhas chamada Honorine de Viane Morel, com quem se casou em 1857 e teve em 1861 um filho chamado Michel Jean Pierre Verne. Durante esse período conheceu os escritores Alexandre Dumas, Victor Hugo e o fotógrafo Félix Nadar, um apaixonado pelo “balonismo”. Nadar era conhecido pelas suas aventuras com balões até que resolveu fazer um passeio com a mulher e mais nove passageiros num enorme balão durante 16 horas. Um acidente ao poisar fê-lo partir as duas pernas. Mas esse facto não fez diminuir em Verne o desejo de escrever sobre máquinas, invenções e viagens pelo mundo. Pelo contrário, a partir daí ele passou a estudar muito mais as revistas científicas e os livros que falavam dessas invenções. Associou-se a Hetzel, um editor experiente que publicou a primeira grande novela de sucesso de Júlio Verne em 1862, o relato de viagem à África em balão, intitulado Cinco semanas em um balão. 
 Essa história continha detalhes tão minuciosos de coordenadas geográficas, culturas, animais, etc., que os leitores queriam saber se era ficção ou um relato verídico. Na verdade, Júlio Verne nunca havia estado em um balão ou viajado à África. Toda a informação sobre a história veio de sua imaginação e capacidade de pesquisa. Assinou um contrato no qual precisava de escrever dois livros por ano, nos próximos vinte anos e depois prorrogado por toda a produção futura. Verne cumpriu o contrato durante 40 anos. Em 1886, sobrevive a uma tentativa de assassinato pela mão do seu sobrinho Gaston, filho do irmão Paul, devido a um sentimento de inveja e ciúme. Com a bala alojada entre o pé e o tornozelo, viveu coxo com a ajuda de uma bengala nos seus últimos 19 anos de vida. Caiu em depressão na mudança do século, ao perder os seres e as coisas que mais amava: o seu irmão, o seu amigo e editor Hetzel e os seus passeios de barco. 
 Verne quase todos os anos publicava um novo livro. 
                            
                              Viagem ao centro da terra
 A volta ao mundo em oitenta dias, Da terra à lua, A ilha misteriosa, Miguel Strogoff, o correio do czar, A revolta da Bounty, entre outros. Do conjunto das obras de Júlio Verne, mais de 30 foram levadas ao cinema. Destaque para: "Viagem à Lua", "A ilha misteriosa", "20.000 léguas submarinas", com Kirk Douglas e James Mason, "Michel Strogoff", "A volta ao mundo em 80 dias", com David Niven e Cantinflas,"Da Terra à Lua", "Viagem ao centro da Terra", protagonizado por James Mason,"O farol do fim do mundo", interpretado por Kirk Douglas e Yul Brynner, apenas para citar alguns.
                                     Imagens com história
Esta é a foto do 3º barco de Verne, o Saint Michel III, um iate comprado em 1877. Foi nele que Verne visitou por duas vezes o nosso país. Todos os barcos que teve (três), tiveram o nome do seu filho, Michel, com quem ele teve uma relação bastante problemática.
                                         Curiosidades

Por duas vezes Julio Verne este em Portugal, a primeira visita
ocorreu em 1878, Júlio Verne vindo de Nantes e tendo feito escala em Vigo, chegou a Lisboa pela primeira vez, a 5 de Junho depois de ter passado ao largo do cabo da Roca e parado em Cascais com o seu Saint-Michel III. Veio acompanhado com o seu irmão Paul, e amigos. Em Lisboa aproveitou para apreciar a velha cidade que se manteve após o terramoto de 1755. Visitou a Torre de Belém e os Jerónimos, jantou com Pinheiro Chagas, Ramalho Ortigão e o ilustrador Rafael Bordalo Pinheiro. A segunda visita foi em 1884, num cruzeiro que o lavará a Roma onde será recebido pelo papa Leão XIII.  
 São várias as ruas Júlio Verne em Portugal. Em Famões (Odivelas), em Santa Iria da Azóia (Loures) e em São Domingos de Rana (Cascais). Além das ruas há também a "Praceta Júlio Verne" na Charneca da Caparica (Almada) e o "Passeio Júlio Verne" em Lisboa. Fica o pedido para quem viva perto destas localizações, que faça o favor de enviar uma foto da placa a fim de a colocar no blog e assim confirmar estes dados.
 Julio Verne antecipou muitos dos grandes passos tecnológicos dados no século XX, desafiou todos os limites da imaginação ao prever invenções como as do submarino, do helicóptero, do ar condicionado, mísseis teleguiados, o fax, a televisão, a teleconferência, as armas de destruição maciça e o helicóptero, entre outros, mas não previu o computador, que marcou a segunda metade do século XX e que veio alterar drasticamente o rumo da história da ciência. Assim como também não previu a Internet. Entusiasmado com o rumo científico do seu século, viu nascer a fotografia, o cinema e o automóvel, e viu a electricidade e os combustíveis fósseis substituírem o vapor. 







PUBLICADO digitalblueradio às 13:36 | LINK DO POST
tags:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

QUEM SOU EU
PESQUISAR NO BLOG
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
COMENTÁRIOS
31994042009
Perfeito. Me sinto da mesma forma. Parece que desc...
acho que deve ser respeitada... http://www.goiasc...
vc que é de maior tem face e whatsaap vem encontra...
a discografia tem um ep com o titulo errado, onde ...
Armando Gama fomos contemporâneos no Salvador Corr...
A juventude nos leva a caminhos ruins , e procuram...
A primeira fotografia é da Praça Marquês de Pombal...
Eu gosto de ti Beto adorei cd foi muito bom ele é ...
GANHA MENSALMENTE COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO EURO...
MAIS COMENTADOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
subscrever feeds
SAPO Blogs