O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS
 


Spartacus viveu nos anos 120 a.C. e morreu em 70 a.C.) foi um gladiador de origem trácia, líder da mais célebre revolta de escravos na Roma Antiga,"Guerra dos Escravos" ou "Guerra dos Gladiadores". Espártaco liderou, durante a revolta, um exército rebelde que contou com quase 100 mil ex-escravos.

Spartacus era de origem trácia e, por ter desertado de uma tropa auxiliar do exército romano, foi capturado e reduzido à escravidão. Devido à sua força física, foi comprado por um mercador Lêntulo Batiato, e levado para a escola de gladiadores de Cápua, em Campânia (Itália). Em 73 a.C., cerca de duzentos escravos da escola de Batiato revoltaram-se, devido aos maus-tratos que recebiam, e armados apenas com facas de cozinha, atacaram os guardas da escola. Alguns conseguiram fugir. No caminho, depararam-se com umas carretas carregadas de armas usadas pelos gladiadores, e apoderaram-se delas. Com esse armamento, repeliram a guarnição de Cápua, enviada para capturá-los.

Roma então organizou a primeira expedição contra os revoltosos. À frente de três mil homens, o pretor romano Caio Cláudio Glabro sitia-os no seu forte, um outeiro de subida penosa e estreita rodeado de altos rochedos talhados a pique, tendo no cimo grande uma grande quantidade de videiras selvagens. Sendo a subida guardada por Cláudio, os sitiados cortaram os rebentos mais longos e fortes das videiras e fizeram com eles compridas escadas e amarrando-as no alto, por elas desceram todos sossegadamente. Os romanos não suspeitaram da operação; rodeado o outeiro, os sitiados atacaram pela retaguarda, afugentando-os e tomando-lhes o acampamento. 

Roma envia então novo batalhão e o comandante Públio Varínio. Mas Spartacus num primeiro combate derrota o tenente denominado Fúrio, em seguida também derrotaram um outro tenente, Cossino. Spartacus vencia e adquiriu tal valor que todos passaram a temê-lo. Todavia, calculando cuidadosamente as suas forças e dotes, e vendo que elas não podiam superar todos os romanos, levou o seu exército para os Alpes, considerando que, uma vez transpostos, cada qual voltasse para a sua terra, isto é, para a Gália e para a Trácia. Os seus homens, porém, não quiseram partir e prometendo grandes realizações começaram a percorrer e a saquear toda a península Itálica.

Toda a sua história tem sido ao longo dos tempos vista nos cinemas e varios filmes que foram feitos, no entanto não quisemos deixar de trazer um documentário que retrata toda a sua vida. Uma história investigada que revela a verdade sobre como um homem, treinado para ser soldado do exército romano, comandou uma legião de escravos numa batalha que quase provocou a queda de Roma.
PUBLICADO digitalblueradio às 14:34 | LINK DO POST
tags:
QUEM SOU EU
PESQUISAR NO BLOG
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
COMENTÁRIOS
31994042009
Perfeito. Me sinto da mesma forma. Parece que desc...
acho que deve ser respeitada... http://www.goiasc...
vc que é de maior tem face e whatsaap vem encontra...
a discografia tem um ep com o titulo errado, onde ...
Armando Gama fomos contemporâneos no Salvador Corr...
A juventude nos leva a caminhos ruins , e procuram...
A primeira fotografia é da Praça Marquês de Pombal...
Eu gosto de ti Beto adorei cd foi muito bom ele é ...
GANHA MENSALMENTE COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO EURO...
MAIS COMENTADOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
SAPO Blogs