O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS
O POÇO E A PEDRA
Um monge peregrino caminhava por uma estrada quando, do meio do arvoredo, surgiu um homem jovem de grande estatura e com um olhar triste. Assustado, o monge perguntou se poderia fazer alguma coisa por ele.

O homem baixou os olhos e murmurou envergonhado: "Sou um criminoso, um ladrão. Perdi o afecto dos meus pais e dos meus amigos. Como quem se afunda na lama, tenho praticado crimes atrás de crimes. Tenho medo do futuro e não sinto sossego por nenhum instante. Vejo que o senhor é um monge, livre-me deste sofrimento, desta angústia!".  
O monge, que ouvira tudo em silêncio, fitou os olhos daquele homem e alguns instantes depois disse: "Estou com muita sede. Há alguma fonte por aqui?"  Com expressão de surpresa pela repentina pergunta, o jovem respondeu: "sim, há um poço logo ali, porém nele não há roldana, nem balde. Tenho aqui, no entanto, uma corda que posso amarrar na sua cintura e descê-lo para dentro do poço. O senhor poderá beber água até se saciar. Quando estiver satisfeito, avise-me que eu o puxarei para cima."
O monge sorrindo aceitou a ideia e assim fizeram.
O monge deixou ao fundo do poço e pouco depois, veio a voz do monge: "pode puxar!". O homem deu um puxão na corda com força, mas nada do monge subir. Era estranho, pois parecia que a corda estava mais pesada agora do que no início. Depois de várias e inúteis tentativas para fazer com que o monge subisse, o homem esticou o pescoço pela borda, observou a semi-escuridão do interior do poço para ver o que se passava lá no fundo. Qual não foi sua surpresa ao ver o monge firmemente agarrado a uma grande pedra que havia na lateral. Por um momento ficou mudo de espanto, mas logo gritou: “hei, o que é que está a fazer? Vamos, largue a rocha para que eu possa içá-lo.”
Lá de dentro o monge pediu calma ao rapaz, explicando: “Você é grande e forte, mas mesmo com toda a sua força não me consegue puxar se eu ficar assim agarrado a esta pedra. É exactamente isso que está a acontecer consigo. Considera-se um criminoso, um ladrão, uma pessoa que não merece o amor e o afecto de ninguém. Encontra-se firmemente agarrado a essas ideias. Desse maneira, mesmo que eu ou qualquer outra pessoa faça grande esforço para reerguê-lo, não vai adiantar nada.” 
“Tudo depende de si. Só você pode resolver se vai continuar agarrado ou se vai soltar-se. Se quer realmente mudar, é necessário que se desprenda dessas ideias negativas que o mantêm no fundo do poço. Desprenda-se e liberte-se.

A escuridão não é mais do que a falta de luz, assim como o mal é a ausência do bem. Na nossa vida não podemos deixar que as ideias negativas turvem os nossos pensamentos, ocultando os nossos melhores sentimentos, temos de procurar a luz da verdade e o caminho certo. É preciso abandonar as pedras da ignorância e do medo que nos mantêm prisioneiros das nossas próprias imperfeições, nos poços do egoísmo e do orgulho.” Quem é que na vida nunca cometeu erros? Quem é que nunca se sentiu deprimido e imerecedor de ser feliz? Quem é que nunca teve pensamentos negativos? O primeiro que atire a primeira pedra!
O nosso carácter resulta das experiências por que passamos, reflexo das escolhas que fizémos. Muitas vezes escolhemos os caminhos que nos provocarão mais dor e sofrimento, mas essa dor e esse sofrimento serão diamantes na nossa aprendizagem de vida se deles tirarmos o ensinamento devido. Ficar agarrado ao remorso, à dor porque erramos não é a atitude proveitosa a tomar para a nossa evolução. 
PUBLICADO digitalblueradio às 11:38 | LINK DO POST
tags:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

QUEM SOU EU
PESQUISAR NO BLOG
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
COMENTÁRIOS
31994042009
Perfeito. Me sinto da mesma forma. Parece que desc...
acho que deve ser respeitada... http://www.goiasc...
vc que é de maior tem face e whatsaap vem encontra...
a discografia tem um ep com o titulo errado, onde ...
Armando Gama fomos contemporâneos no Salvador Corr...
A juventude nos leva a caminhos ruins , e procuram...
A primeira fotografia é da Praça Marquês de Pombal...
Eu gosto de ti Beto adorei cd foi muito bom ele é ...
GANHA MENSALMENTE COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO EURO...
MAIS COMENTADOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS
subscrever feeds
SAPO Blogs